terça-feira, 5 de novembro de 2024

RN inicia 2ª edição do SIMAIS Alfa para avaliar alfabetização de 28 mil alunos

 


Já iniciou no Rio Grande do Norte realiza a 2ª edição do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Rede Estadual de Ensino (SIMAIS), com o módulo voltado à alfabetização dos estudantes do 2º ano.

Denominado SIMAIS Alfa, este processo avaliativo ocorre em colaboração entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), e as redes municipais de ensino, por meio da parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime-RN), envolvendo 903 instituições de ensino, como escolas estaduais e municipais, e 28.949 estudantes.

Instituído pela Portaria-SEI nº 4488, de 24 de setembro de 2024, o SIMAIS Alfa tem como propósito fornecer informações valiosas para o planejamento escolar e para a recomposição das aprendizagens, contribuindo para fortalecer a alfabetização na rede pública.

A avaliação censitária é aplicada em larga escala e tem como objetivo diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes, em especial nas habilidades fundamentais do currículo escolar. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, esta iniciativa permite monitorar o desenvolvimento do currículo potiguar nas escolas, ao mesmo tempo que destaca habilidades que precisam de maior atenção dos professores. 

A logística do SIMAIS Alfa inclui capacitação prévia dos profissionais envolvidos, que recebem materiais de apoio como manuais, tutoriais e suporte técnico da equipe do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com o coordenador de Avaliação Educacional da SEEC, Afonso Gomes, “a preparação dos educadores e a estrutura fornecida às escolas são cruciais para o sucesso do SIMAIS Alfa. Nossa equipe tem como missão fornecer todo o suporte necessário para que o processo de avaliação seja fluido e produtivo, permitindo um diagnóstico preciso do aprendizado dos estudantes”.

Fonte: seec.rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário