CNH sem autoescola: governo divulga passo a passo de como vai funcionar

 


Prova teórica e prática

Imagem
Imagem: Divulgação

Após os exames médicos, o candidato precisará fazer o exame teórico, como já é feito hoje. São até 30 questões, com cinco alternativas e aproveitamento mínimo de 70%.

As provas podem ser feitas a distância, desde que monitoradas pela autoridade competente. Uma vez aprovado no exame teórico, o candidato pode optar pelas aulas práticas ou ir direto à última prova, sem nenhum treino prévio.

Não há mudanças na forma como o exame ocorre, mas uma novidade é que o veículo não precisa mais ser da autoescola. Ele pode ser do próprio candidato ou de terceiros.

Não há obrigatoriedade de uso de veículos com duplo comando e o candidato poderá aprender em carro manual ou automático, porém os requisitos exigidos em lei devem ser obedecidos, como a idade máxima do automóvel e a identificação externa, indicando que o veículo está sendo utilizado para formação (como um adesivo, por exemplo) Ministério dos Transportes, ao UOL Carros

Para isso, talvez seja preciso modificar aspectos das normas vigentes, como as resoluções do Contran que regulam as aulas práticas atualmente. Uma fonte ligada ao ministério, entretanto, ressaltou que esses detalhes serão posteriormente resolvidos por técnicos da pasta.

Proposta não vai passar pelo Congresso

Com o OK do presidente Lula, o projeto da CNH sem autoescola passa pelos últimos ajustes antes de entrar em vigor.

Não há necessidade de aprovação prévia em votação, então espera-se que, após a consulta pública, haja ajustes técnicos pontuais no texto.

A consulta pública se encerra no dia 2 de novembro e, segundo constatou UOL Carros, tem forte participação das entidades que representam as autoescolas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem