O Governo vai ampliar os investimentos na construção de novas unidades básicas de saúde, policlínicas, consultórios odontológicos móveis, ambulâncias e equipamentos médicos para melhorar os serviços do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Norte.
Os primeiros resultados da etapa de 2025 do Novo PAC Seleções no plano nacional, com foco na Saúde, foram anunciados nesta quinta-feira (17) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Juazeiro, na Bahia.
Nesta etapa, foram aprovados projetos de 163 municípios potiguares, o que corresponde a 97,6% do total. São 21 UBS, 18 consultórios odontológicos móveis, ambulâncias para o Samu, kits multimídia para estruturação de salas de teleconsulta em Unidades Básicas de Saúde e kits que contemplam câmara fria exclusiva para vacinas, ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafo telessaúde e espetrômetro digital.
As duas policlínicas regionais são destinadas aos municípios de Ceará-Mirim, na Grande Natal, e Assu, no Vale do Açu. As policlínicas são estruturas inovadoras para expandir a cobertura do atendimento médico de diferentes especialidades.
“Sigamos de mãos dadas na parceria Governo Federal, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Municípios para fortalecer, cada vez mais, o SUS no Rio Grande do Norte”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
Fátima lembrou que outra parceria dos governos federal e estadual, com a participação da Universidade Federal (UFRN) está em curso para instalação do Hospital Universitário do Seridó. “Esse hospital será uma grande conquista para o Seridó e para o nosso estado, além de ser o instrumento que vai consolidar a EMCM [Escola Multicampi de Ciências Médicas] como o case de sucesso que é. Tenho muito orgulho desse projeto, que acompanhei desde os primeiros passos”, disse a governadora.
“O Novo PAC destina recursos para construção de policlínicas em todo o Brasil. “Agora, por orientação do presidente Lula, teremos horários e dias de atendimento ampliados com o ‘Agora Tem Especialistas’. Isso é compromisso para zerar as filas”, destacou o ministro Alexandre Padilha.
Passo adiante
Lançado em fevereiro, o Novo PAC Seleções 2025 disponibilizou mais de um mês para gestores e gestoras inscreverem projetos para os empreendimentos disponíveis nesta etapa. No total, o governo recebeu 35.119 propostas, enviadas por 5.537 municípios, 99,4% dos municípios brasileiros.
O programa investirá R$ 49,2 bilhões em quatro diferentes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes. Os demais resultados serão divulgados em breve.
O QUE É
CAPS
Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde que oferece atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
UOM
As Unidades Odontológicas Móveis (UOM) são consultórios odontológicos estruturados em veículos devidamente adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal a serem realizadas por Equipes de Saúde Bucal vinculadas às Equipes da Estratégia de Saúde da Família.
Combo UBS
Combo de equipamentos em Unidades Básicas de Saúde, tem como objetivo conectar, modernizar e garantir serviços mais efetivos na rede de Atenção Primária à Saúde, integrando-as às estratégias do Ministério da Saúde de vacinação, combate a arboviroses, acesso a especialistas e outros programas como a Rede Alyne, Programa Mais Médicos e SUS Digital.
Kit Telessaúde
O kit é formado por equipamentos como Point of Care (COF), câmara fria exclusiva para vacinas, ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafo telessaúde e espectrômetro digital. No SUS, o uso dos equipamentos permite a redução de barreiras geográficas, possibilitando que profissionais da saúde, que atuam nos diversos níveis de atenção à saúde no SUS, realizem consultas virtuais e façam diagnósticos com apoio de profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário