O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) lançou nesta segunda-feira (12) a campanha “A vida deve ser compartilhada”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea e ampliar o número de voluntários cadastrados no estado.
Como parte das ações, será realizado no próximo sábado, dia 17 de maio, o Dia D do cadastro de medula, com atendimento especial no Hemonorte, das 13h às 17h. A ideia é promover um grande mutirão com estrutura ampliada para receber quem deseja se tornar um potencial doador.
“Vamos mobilizar toda a nossa equipe para esse mutirão. Nosso objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do gesto e aumentar o número de pessoas disponíveis no banco nacional de doadores”, explicou o diretor-geral do Hemonorte, Rodrigo Villar.
Segundo a instituição, o Rio Grande do Norte realizou 165 transplantes de medula em 2024, número 58% maior que o do ano anterior. Apesar do avanço, ainda há 53 pacientes na fila de espera, o que reforça a necessidade do cadastro de novos voluntários.
Como funciona o cadastro
O processo de cadastramento é simples e rápido. O voluntário precisa ter entre 18 e 34 anos e meio, estar em boas condições de saúde, não ter histórico de câncer e apresentar documento de identidade com foto. São coletados apenas 5ml de sangue, que serão analisados para testes de compatibilidade genética.
Os dados do doador ficam registrados no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Caso seja identificado como compatível com algum paciente, o voluntário é chamado para exames complementares e, se confirmado, para a doação.
O Hemonorte também alerta que quem já está cadastrado precisa manter suas informações de contato atualizadas no site ou no aplicativo do Redome, para que possa ser localizado caso surja um paciente compatível.
Mais informações podem ser consultadas no site do Hemonorte: www.hemonorte.rn.gov.br ou presencialmente na sede, localizada na Av. Alexandrino de Alencar, em Natal.
Portal Tropical
Nenhum comentário:
Postar um comentário