terça-feira, 24 de setembro de 2024

SEMJIDH lança edital para o Projeto “Jovem Potiguar” com 690 vagas

 


A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), por meio da Subsecretaria da Juventude (Sejuv) anuncia a abertura das inscrições para o Projeto de Qualificação Social e Profissional “Jovem Potiguar”, que faz parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. As inscrições para o primeiro ciclo do projeto, que visa promover a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de cursos de formação técnica, ocorrem de 18 de setembro a 9 de outubro de 2024. Clique aqui para acessar o edital.
Serão ofertadas, nesta primeira etapa, 690 vagas para jovens entre 16 e 29 anos, distribuídas nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os cursos oferecidos incluem áreas de formação com alta demanda no setor produtivo local, como operador de máquinas agrícolas, programador web, eletricista de energias renováveis, desenvolvedor de aplicativos, entre outros. No total, o projeto tem previsão de atender 1500 estudantes ao longo de suas fases.
Além de garantir qualificação técnica, o Jovem Potiguar também se propõe a incentivar o desenvolvimento de projetos de vida criativa e formação política, ampliando as oportunidades de ingresso e permanência no mercado de trabalho. Os cursos são oferecidos na modalidade presencial, com carga horária variando entre 200 e 240 horas.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, ter concluído o ensino fundamental e atender aos requisitos específicos de cada curso. Após a pré-seleção, a matrícula dos alunos será realizada pelo próprio IFRN.
Os cursos, com início previsto para novembro de 2024, serão realizados em diferentes campi do IFRN, como Natal, Mossoró, Apodi e Caicó, com opções de turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno, visando oferecer maior flexibilidade para os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário