quarta-feira, 28 de agosto de 2024

SEMJIDH promove V Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+

 


A Secretaria de Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) realizará, através da Coordenadoria de Diversidade Sexual (Codis/SEMJIDH) e do Conselho Estadual de Políticas Públicas LGBTQIA+ (CPP/LGBTQIA+), a IV Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, na Escola de Governo, e reunirá diversos atores sociais para discutir temas fundamentais para a comunidade LGBTQIAPN+ no Rio Grande do Norte.

A conferência terá início no dia 29 de agosto, às 13h, com a abertura oficial do credenciamento dos participantes. A partir das 14h, ocorrerá o ato ecumênico seguido por uma homenagem à Delegada Magnólia, reconhecida por sua contribuição à causa LGBTQIAPN+. O primeiro dia também contará com uma apresentação da atriz Glamour Garcia e uma palestra magna de Symmy Larrat, secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos.

No segundo dia de atividades, os participantes se dividirão em grupos para debater os eixos principais da conferência: Enfrentamento à Violência LGBTQIAPN+,; Trabalho Digno e Geração de Renda para a População LGBTQIA+,; Interseccionalidade e Internacionalização; e Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+,. Cada eixo contará com facilitadores especializados, incluindo representantes de instituições como o Sebrae, a Assembleia Legislativa, e programas voltados para a inclusão da população LGBTQIA+, no mercado de trabalho.

A coordenadora da Codis, Rebecka de França, destacou a importância do evento: "Esta conferência é crucial para debatermos questões urgentes que afetam a comunidade LGBTQIA+, como a violência, a precarização do trabalho, e a necessidade de políticas públicas efetivas. É um espaço de construção coletiva, onde nossas vozes serão ouvidas e transformadas em ações concretas no Rio Grande do Norte."

O evento, gratuito e aberto a população, será encerrado com a apreciação das propostas discutidas, a aprovação de moções e a eleição dos delegados que representarão o estado em instâncias superiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário